domingo, 1 de maio de 2011

Aula 03 - Escadaria

Escada em perspectiva - Dois pontos de fuga

Bom. Para desenharmos uma escadaria em perspectiva com dois pontos de fuga, precisamos ter em mãos o desenho de um prédio desenhado com dois pontos de fuga, como o ensinado na Aula 02.

 Marque o local onde ficará a escadaria




 Defina quantos degraus terá a escadaria. Marque um por um na lateral onde começará a escada.

Lembrando, que, para puxar algo para frente, dando a ilusão de que algo está saindo do parede, como sacadas e degraus, sempre começamos a puxar do ponto de fuga do lado oposto.

Como estou colocando a escadaria na parede da esquerda, então começarei puxando as fugantes do ponto de fuga da direita:


Na linha debaixo, a que saiu do chão do prédio, você irá definir os degraus para frente, ou seja, se são 5 degraus, divida a linha em cinco partes. Lembrando que os degraus mais próximos de você darão a impressão de serem maiores, já os que estão mais atrás serão um pouco menores.




 Depois é só puxar os degraus (os vértices marcados no "chão") para cima com linhas verticais. A essa altura seu desenho irá lembrar o Cubo Mágico Rubix.



Seria bom você, com um lápis 6B já escurecer onde será seus degraus, para que não se confunda com tanta linha. Eu usei uma caneta preta para que se destacasse na fotografia, mas você pode se utilizar de um lápis 6B.
Não se preocupe se o desenho estiver ficando riscado. Nós desenhistas sempre usamos linhas de construção para facilitar nosso trabalho. Depois nosso desenho é passado a limpo em um papel bacana de alta qualidade em uma mesa de luz.



Agora que você já definiu melhor a lateral de sua escadaria, puxe os vértices para o ponto de fuga da esquerda.

Assim você estará definindo a parte de cima de da frente de cada degrau.


Marque na parede do prédio até onde irá cada degrau. Não se esqueça de ligar sempre para os pontos de fuga.


Percebam que a parte mais longe dos degraus, mais à esquerda, eu também liguei no ponto de fuga da direita (as linhas "horizontais", a parte de cima dos degraus). Não se esqueça que a cada fugante ligada no ponto de fuga da direita, que fecha a parte do fundo da escadaria, você deve, também, puxar uma linha para baixo, como na fotografia:




Bom... eu sei que é difícil de explicar, mas acho que com as fotos facilita o entendimento. Qualquer dúvida deixem um comentário.

Abração.



Um comentário: