quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aula 01

Olá!

Conforme o prometido, a aula 01!

Antes de começar a desenhar, vamos treinar nossa mão e nosso cérebro!

Quando desenhamos, principalmente as HQs (Histórias em Quadrinhos), temos que ter em mente que no mundo real as pessoas e objetos possuem três dimensões: Altura, largura e profundidade. Mas nossa folhinha de sulfite, a parte "desenhável" só possui DUAS dimensões. Altura e Largura. Para conseguirmos representar desenhos em 3 dimensões em uma superfície de 2 dimensões temos que TREINAR o nosso cérebro para conseguir enxergar a "deformação" causada na figura que será desenhada.

Aí vocês me perguntam: "deformação?!?! Como assim?"

Sim, nossos olhos enxergam de uma forma, nosso cérebro interpreta de outra!

Nossos olhos nos enganam a cada instante, por isso é difícil pegar um lápis e desenhar bem sem nunca ter treinado a mão e o olhar.

Não acreditam? Confiam mesmo no que vocês vêem?

Pare no centro de uma avenida, rua ou trilho do trem. Embaixo de seus pés haverá uma boa distância entre uma calçada e outra, ou entre uma linha da outra nos trilhos. Agora olhe para frente, lá longe! A calçada, ou as paralelas linhas do trem irão quase se encontrar. Isso não quer dizer que a distância entre elas mudou. Só que seus olhos estão lhe pregando uma peça!



EXERCÍCIO 01

O primeiro exercício consiste em um treino para nossa mão. Pegue uma folha de sulfite. Pode ser a que está na sua impressora. Apanhe um lápis de escrever ou se já tiver material de desenho, um lápis HB ou 2B.
Esconda a BORRACHA!

Coloque a folha na VERTICAL (de pé).

NÃO TIRE A FOLHA DESSA POSIÇÃO!

DICA: Cole a folha com fira adesiva na mesa, para não virá-la sem perceber.

Com a folha na Vertical, trace uma linha horizontal da direita para a esquerda.

Dê um espaçamento de aproximadamente 1cm e faça outra linha horizontal na folha.

Trace linhas horizontais sem tirar o lápis da folha. A linha tem que ser inteira. Trace uma linha horizontal a cada centímetro do papel até o final da folha.

Ainda sem tirar a folha do lugar, trace uma linha vertical nela. De cima para baixo. Dê um espaçamento de aproximadamente 1cm e trace outra linha de cima para baixo. Faça isso até o final (lado direito) da folha.

Por fim, trace uma linha de aproximadamente 45 graus. Também, uma a cada centímetro da folha até o fim, como na foto-exemplo abaixo:

n

EXERCÍCIO 02

Elipses - Bidimensão

O primeiro exercício treinou sua mão para as linhas retas.

Repita esse exercício várias vezes. É sempre bom ter a mão precisa, principalmente quando estamos começando a aprender a desenhar.

O segundo exercício irei ensinar a transformar um retângulo em uma elipse. É a melhor forma de se treinar a mão para as linhas arredondadas.

O exercício é complexo, por isso preste muita atenção e em caso de dúvidas, deixe um comentário que eu responderei à medida do possível.


1) Desenhe, com um lápis, um retângulo:



2) Com uma linha horizontal, divida-o em duas partes iguais:


3) Agora divida cada uma das metades no meio novamente, ou seja, dividiremos a altura em 4 partes iguais:



4) Agora trace uma linha na vertical, dividindo o retângulo ao meio:


5) Repare que nós dividimos a altura em quatro partes iguais!


6) A mesma medida equivalente à 1/4 (um quarto) da altura, será a medida que transportaremos para a largura. Se você fizer certo, terá quatro quadradinhos iguais, um em cima do outro em cada lateral do retângulo:


7) Desenhe uma letra "V" deitada. Do lado esquerdo, ela deve parecer um sinal matemático conhecido como "maior que". E do lado direito do retângulo, o "V" deitado na forma de um "menor que". Seu desenho deve se parecer com esse na foto:


8) Repare bem agora: Desenhe meio círculo somente nas duas linhas centrais. Esse meio-círculo tem início e fim no ângulo em que o "V" deitado se cruza com as linhas de referência que usamos para achar a quarta parte da altura do retângulo!


 9) Agora é só ligar (arredondando) o seu meio círculo até a linha vertical central, dessa forma:


 10) Por fim, trace os quatro lados, arredondando: E teremos uma elipse.


Treine várias elipses. De tamanhos diferentes. Umas mais baixas e largas, outras quase circulares.
Quanto mais você treinar esse exercício, mais seu cérebro e sua mão começarão a trabalhar em conjunto, e você perceberá que ficará cada vez mais fácil traçar linhas curvas.

A próxima aula, eu vou ensinar perspectiva com um ponto de fuga.

Material para a próxima aula:


1) Papel Sulfite A3 (tem o dobro do tamanho do A4 que é o da impressora)

2) Lápis Graduado (2B, 4B e 6B) - Um de cada - qualquer marca.

3) Um estilete (para apontar os lápis)

4) Uma borracha de boa qualidade (das que não borra!)

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário