domingo, 24 de abril de 2011

LÁPIS

Existem várias graduações de grafites para desenho.

12H - 11H- 10H ... 2H - H - F- HB - B - 2B ... 10B - 11B - 12B

H - Hard - Lápis mais fino e claro

B - Brand ou Black - Mais suave e escuro.

O número ao lado da letra indica o quando o lápis é "Hard" ou "Brand".

Os lápis com grafite mais duro são usados normalmente em um desenho mais técnico, de precisão, pois a ponta se mantém fina por mais tempo.

Os lápis com grafite mais suaves e escuros são normalmente mais artísticos por não marcarem muito a folha (caso você esboce um desenho com um lápis duro, como o 4H, caso precise apagar, quando você for fazer o sombreado com os lápis 4B , 6B e 8B, pode ser que fique marcado sulcos no papel em baixo relevo. Os lápis médios ou escuros como HB e 2H não marcam tanto o desenho caso precisem ser apagados).

Grafites de lapiseira possuem também graduação. Os mais comuns, encontrados nas papelarias são os médios: F, B ou HB.

Quanto ao uso de Lapiseiras para o desenho:

Existem várias espessuras de grafites e lapiseiras.

Cada uma é indicada para um tipo diferente de desenho.



Lapiseira 0.3 - É uma lapiseira muito fina, de precisão. Indicada para desenhos mais técnicos, ou para desenhar detalhes muito pequenos em histórias em quadrinhos;

Lapiseira 0.5 - Também indicada mais para desenho técnico. Também uso para desenhos de História em Quadrinho, como cabelos de pessoas em quadros pequenos e as Letras nas legendas e balões;

Lapiseira 0.7 - Eu utilizo bem pouco mesmo. Mais para escrever anotações na folha de Storyboard, e as vezes para desenhar a roupa e detalhes não muito pequenos em quadros menores.

Lapiseira 0.9 - Eu utilizo normalmente para reforçar detalhes em quadros grandes ou rostos em primeiro plano.

Lapiseira 2.0 - Substitui o lápis. Possui um grafite mais grosso, que não marca a folha. Uso para fazer os Storyboards e para traçar todos os desenhos de uma história em quadrinho sem muito detalhamento.

As vezes em um único quadrinho, nós nos utilizamos de todos esses materiais.

H.Q. "Alexa Sandiego" - Personagem Isaac Petrov - Storyboard de Cristina Dracco


LÁPIS X LAPISEIRA

No desenho artístico, eu não indico a lapiseira.

Eu prefiro o lápis ou um porta-minas de 5.6 ou 3.2 mm

Mas cada um deve ficar a vontade para testar novos recursos e encontrar a própria técnica. Sugiro que você teste o material antes de se decidir.

Já para o desenho de uma História em Quadrinhos, eu acho que é uma mistura de um Desenho Artístico e Desenho Técnico, já que exige detalhamento de ambiente interno, externo, design de carros, motos, móveis, arquitetura e fachadas, etc. Então sugiro que o desenhista tenha em mãos lápis médios (F, B, HB, 2H), além de lapiseiras 0,3, 0,5, 0,7 e 0,9 e seus respectivos grafites.

Uma boa solução são os grafites azuis ou vermelhos. Para se fazer rascunhos ou Storyboards essas minas são de grande ajuda para o desenhista, pois pode-se desenhar posteriormente usando um lápis HB em cima do Storyboard feito com o grafite colorido. Na hora de tratar digitalmente a imagem, o grafite colorido é facilmente removido.



No vídeo que eu postei fiz um desenho rápido de um rosto com uma lapiseira 2.0mm abastecida com uma mina de grafite Azul da Koh-I-Noor.

Devo ressaltar que, caso optem pelo grafite colorido, por exemplo, o azul, as tonalidades variam de marca para marca, então recomendo comprar sempre da mesma marca. A Koh-I-Noor possui um tom de azul mais  voltado para o lilás. A Pentel tem um lindo tom de azul levemente esverdeado. E a Faber Castell tem um tom mais escuro e mesmo assim bem vibrante de azul.



P.S.: Uma caixa de 12 minas de grafite colorida custa em média 3 vezes mais que uma caixa de 12 minas de grafite comum. Então veja bem se compensa para o tipo de trabalho que você irá realizar a aquisição dos grafites coloridos. No caso de uma História em Quadrinho devemos sempre pensar em uma relação custo-benefício, principalmente em relação ao tempo. Quando substituí alguns lápis (HB, 2B, 4B) por grafites para lapiseiras de 2.0mm e 3.2mm eu economisei o tempo que eu demorava apontando meus lápis. Para mim compensou não só pela praticidade que é só lixar a ponta de um lápis invés de apontá-lo totalmente, mas pelo valor financeiro. Pense que uma boa lapiseira custa em média 20 reais. E que cada caixa com 12 minas de grafite 2.0mm custam em média R$15,00. Um lápis da mesma graduação e mesma marca custa em média R$3.00, multiplicando por 12 unidades = R$36,00.

LÁPIS DE COR:

Existem várias marcas por aí.

Existem linhas de lápis de cor escolares. Existem lápis de cor para estudantes de arte e e existem as séries profissionais.

Eu uso lápis de cor de 3 marcas diferentes:


Da Caran D'ache estou usando a Prismalo, se bem que prefiro a Softcolor;


Da Faber Castel eu gosto da Albrecht Dürer;



Da Staedtler eu uso a linha Karat (que está muito boa, bonita e barata).



Existem outras marcas que também são muito boas, como a Mondeluz Koh-I-Noor e a Cretacolor. Os valores variam muito dependendo da quantidade de lápis no estojo ou conforme a procura.

Para começar, uma caixa de lápis de cor da faber castell escolar (caixa de papelão vermelha) de 36/48 cores que seja AQUARELÁVEL está de bom tamanho.


Ou se preferir, pode ser uma caixa de lápis de cor AQUARELÁVEL  de 36 cores da Staedtler Noris. (Particularmente, eu acho que a qualidade e o preço da Staedtler Noris estão mais atrativos que as da Faber, mas isso é opinião minha).


O lápis deve ser aquarelável, pois são mais macios para se pintar e finalizar um trabalho.

Existem as opções de coloração digital, mas acho que no começo o ideal é aprender as escalas cromáticas e monocromáticas com lápis de cor e tinta.

As pessoas ficam com preguiça e querem pular etapas do aprendizado partindo direto para o computador e perdem a oportunidade de conhecer, pelo menos, o básico dessa arte tão bonita que é o de desenhar e colorir.

Conforme o prometido, já separei meu canto, meu celular-fotográfico e o material para ensinar a desenhar escadarias.

MATERIAL PARA A PRÓXIMA AULA:

* Uma folha de papel sulfite com alguns prédios desenhados (se utilizando de DOIS pontos de fuga, conforme explicado na aula passada);


* Lápis B ou HB e 4B;




* Uma borracha de boa qualidade;


*Uma régua de 30cm.




Abração e até a próxima


Um comentário:

  1. Seu blog é muito bom. Estou me interessando ultimamente por desenhos e está me ajudando muito com as dicas. Continue assim!

    ResponderExcluir