quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aula 02 - Perspectiva

Olá!

Vamos começar a "tridimensionalizar" seu desenho?

Pra isso precisamos ter em mente o que é a Linha do Horizonte (L.H.). A LH é uma linha que utilizamos para representar, no desenho, a altura do observador, ou seja, de que ponto de vista será desenhado tudo o mais em seu cenário.

Se colocarmos uma linha horizontal na parte superior do papel, e desenharmos nossos pontos de fuga nela, a impressão que ficará para quem olhar o desenho, será de um plano sendo visto de cima para baixo. Como a visão de quem está em um helicóptero ou em um andar alto de um prédio.

Se colocarmos uma linha horizontal na parte inferior do papel, e desenharmos os pontos de fuga nela, teremos a impressão de uma cena sendo vista debaixo para cima. Como se fosse a visão de uma pessoa baixa, um animal, ou um inseto.

Para começar nosso exercício de hoje, você precisa ter em mãos:

Um lápis graduado 2B, um 4B e um 6B:


Uma borracha que não suje o seu trabalho:


E algumas folhas de papel sulfite:


EXERCÍCIO:

Utilize o papel deitado (na horizontal).

1) Trace uma linha horizontal de ponta à ponta, ela será sua linha do horizonte. Não importa se vc a coloque bem no centro do papel, um pouco mais para cima ou um pouco mais para baixo. Marque dois pontos em cima da linha, sendo que cada ponto deve ficar o mais distante possível um do outro, e ambos devem, obrigatoriamente, ficar em cima da linha do horizonte.


Agora, desenhe uma linha vertical, não muito grande, e de preferência que a parte inferior dessa linha esteja abaixo da sua linha do horizonte, a princípio:


2) Não se preocupe se suas linhas estão ficando ou não tortas. O importante é fazer o exercício sem régua nesse primeiro momento para treinarmos nossa mão, nosso traço, ok?

Essa linha vertical é a quina, a lateral de seu prédio. Para isso temos que desenhar agora uma parede do lado esquerdo da linha e outra parede do lado direito. Para que o prédio fique em perspectiva, ligue a parte superior da linha vertical para ambos os pontos de fuga. Depois faça o mesmo com a parte inferior da lateral de seu prédio, conforme a foto abaixo:


3) Defina o tamanho de cada parede, com duas paralelas à linha vertical (uma a sua direita e outra à sua esquerda):


4) Agora você pode se utilizar de seu lápis 4B para traçar mais forte o contorno de seu prédio. Defina, ainda na linha vertical central, o tamanho em que você irá desenhar uma varanda, ou sacada. EU usei dois pontinhos como os abaixo:


5) Eu decidi que a minha sacada ficará na parede do lado esquerdo do prédio, então, para que a sacada dê a impressão de que está "saindo para fora" da parede, eu ligarei o ponto de fuga da DIREITA para ambos os pontos que defini anteriormente como sendo a altura da sacada. Lembre-se de que a linha deve ultrapassar o limite da parede central do seu prédio, como mostra a foto abaixo:


6) Defina, agora, o quanto sua sacada estará mais à frente da parede do prédio com um lápis 4B, para que se destaque no meio das linhas de construção (se for preciso apague algumas linhas que se tornaram desnecessárias):


7) Note que a nossa sacada se parece muito com uma caixa em perspectiva. Essa caixa possui 3 vértices visíveis: Vértice superior esquerdo, vértice inferior esquerdo e o vértice inferior direito. Ligue os três vértices para o ponto de fuga que se encontra à esquerda da L.H. (Note que a linha de baixo da sacada encosta na diretamente na lateral esquerda do prédio, marque-a com um ponto usando o lápis 6B):


8) Agora puxe uma linha do ponto de fuga da Direita, passando por esse ponto que você destacou com o lápis 6B, lembre-se de que a linha do prédio não é o limite, leve a linha sempre além:


9) Com o lápis 6B já comece a definir melhor a parte de baixo da sacada do seu prédio. Pronto, o chão está concluído, agora vamos para as paredes da sacada, que é mais fácil. Na ponta esquerda da sacada, faça uma linha vertical para fechar a "caixa" da sacada, dessa forma:


10) Agora, marque e desenhe as outras sacadas, repetindo o passo à passo, a partir do 4o passo.



Puxe as vértices (ângulos) para o ponto de fuga da esquerda:


Feche uma por uma, assim como fizemos na primeira sacada:

Não se esqueçam da linha do horizonte! As sacadas que ficam acima da L.H., nós enxergamos somente a frente, a lateral e a parte debaixo. A sacada que fica em cima da LH, nós só enxergamos a frente e a lateral. Não podemos ver nem acima e nem abaixo dela. Já as sacadas que ficam abaixo da LH, nós podemos enxergar, além da frente e da lateral, a parte de cima:

Use a borracha para apagar as linhas de construção, e contorne melhor o seu desenho com o lápis 6B.


Se quiser, faça os detalhes do prédio, como as portas-galpão, uma porta de entrada e janelas:

Você pode escurecer com o lápis 6B as portas e janelas para dar mais destaque e noção de profundidade:


Agora, você pode dar um "chão" para o seu prédio não parecer flutuar no meio do nada. Utilizando os dois pontos de fuga já definidos na folha, trace uma calçada:

Apague as linhas excedentes e reforce com um lápis 4B ou 6B com a ponta bem afiada. Você até pode afiar a ponta do lápis com um estilete, mas eu recomendo uma lixa. Pode ser lixa de unha mesmo. Desenhe um meio-fio se você quiser:


Agora finalize desenhando outros prédios, lojas, casas e um limite para o quarteirão:

Faça esse exercício várias vezes. À mão livre (sem régua).

A próxima aula irei postar o passo a passo da construção de degraus, para que você possa fazer cenários com escadaria.

4 comentários:

  1. vc usou regua para as linhas auxiliares?

    ResponderExcluir
  2. Então, Neti, como eu desenhei para publicação, eu me utilizei de régua em ALGUMAS linhas auxiliares (chamadas de Fugantes), principalmente nas da calçada. Mas foi só porque seria publicada na internet. A título de EXERCÍCIO o mais recomendado é fazer à mão. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, vou treinar sem régua, me ajudo muito. =D

    ResponderExcluir